Centro de Especialidades Odontológicas de Simão Dias completa um ano de funcionamento com mais de dois mil atendimentos realizados

postado em: Notícias | 0

Moradora de Simão Dias/SE, Jaqueline de Castro Santos se tornou paciente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do respectivo município desde novembro de 2020, quando a unidade iniciou os serviços. Paciente com deficiência, Jaqueline vai às consultas acompanhada da mãe, Edivalda Santos. Antes de existir esse CEO, Edivalda levava a filha para receber atendimento em Aracaju. “Fazer procedimentos em Aracaju demandava muito gasto financeiro. Ter uma unidade odontológica aqui no município nos ajudou bastante. É um grande privilégio ser paciente do CEO. Temos atendimento de excelência, com profissionais preparados, educados e competentes. Portanto tiro meu chapéu para todos que fazem parte do CEO. Sempre contem comigo e sintam-se abraçados por mim e Jaqueline”, conta.

Neste mês de novembro/2021, o CEO Virgílio de Carvalho Oliveira Sobrinho (Simão Dias), administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) – com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa um ano de funcionamento. Jaqueline é faz parte dos 1500 usuários que a unidade atendeu nos últimos 12 meses. Durante esse período, foram realizados mais de dois mil atendimentos. Desses, foram contabilizados 1200 tratamentos endodônticos, 340 atendimentos a pacientes com necessidades especiais (pessoas com deficiência), 260 atendimentos de periodontia, e mais de 20 biópsias. A equipe de profissionais de saúde bucal conta com seis cirurgiões-dentistas: três especialistas em endodontia, um especialista em pacientes com necessidades especiais, um periodontista e um cirurgião bucomaxilofacial, além de seis auxiliares de saúde bucal.

O CEO regional de Simão Dias também atende aos municípios de Campo do Brito, Carira, Macambira, Pinhão, Poço Verde, Pedra Mole e Salgado. Endodotista no CEO, Yanne Barbosa  destaca a satisfação em fazer parte desse trabalho. “Fico muito feliz por completar esse ciclo e fazer parte dessa equipe, que durante esse ano realizou um trabalho árduo e muito dedicado. É bom voltar à Funesa, onde já atuei na gestão e agora como especialista nesse novo CEO, onde fui muito bem acolhida. Também é muito importante testemunhar que podemos oferecer um serviço com ética, respeito e qualidade no SUS para a população de Simão Dias e região”.

Para a gerente da unidade, Aléxya Almeida, foi muito emocionante ver esse trabalho ganhar forma e ofertar um serviço de excelência à população. “É um projeto lindo e que beneficia muita gente. A unidade está cada vez mais equipada, demonstrando uma enorme preocupação com o avanço e a qualidade em nossos atendimentos. Além da estrutura física, contamos com uma equipe de profissionais incrível que, além de possuir capacidade prática avançada, detém um tratamento para com os pacientes, focado na humanização, no respeito e na empatia, complementando brilhantemente o serviço prestado no CEO”, disse.

Serviços

As oito unidades dos CEOs – localizadas em Boquim; Capela; Laranjeiras; N.Sra. da Glória; Propriá; São Cristóvão; Simão Dias; e Tobias Barreto – ofertam serviços nas áreas de endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia oral, atendimento a pessoas com necessidades especiais (pessoa com deficiência), e diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados, administrados pela Funesa, com suporte da SES, foi uma iniciativa do governo estadual para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.

Além desses serviços, os Centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o correto diagnóstico e tratamento da saúde bucal para os usuários que estão em tratamento. Se o paciente for diagnosticado com necessidades de alta complexidade, ele precisa retornar à UBS ou ir diretamente à rede hospitalar. Na rede hospitalar, os atendimentos odontológicos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Hospital Regional de Itabaiana e Hospital Universitário (HU).

 

 

 

 

Atualizado: