Telessaúde realiza webpalestra sobre o vírus Influenza

postado em: Notícias | 0

O Dia D de mobilização nacional para a vacinação contra os vírus causadores da Gripe – Influenza A, H1N1 e H3N2 – acontece neste sábado, 4 de maio. Para reforçar a campanha e esclarecer dúvidas dos trabalhadores de saúde que atuam no estado de Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Núcleo Telessaúde Sergipe, administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizam, nesta quinta-feira, 02, às 10h30, a Tele-educação “Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus causadores da Gripe – Influenza A, H1N1 e H3N2”. A webpalestra será ministrada pela enfermeira sanitarista e gerente Estadual do Programa de Imunização, Sândala Teles, e transmitida em tempo real para os profissionais de saúde da Atenção Primária, através dos pontos de Telessaúde instalados nas unidades de saúde dos 75 municípios sergipanos.

De acordo com Sândala Teles, os técnicos dos municípios poderão enviar perguntas para elucidar todas as dúvidas. “A vacina está disponível nos 75 municípios sergipanos. Nessa webpalestra, dialogaremos sobre a importância da campanha e cobertura vacinal, além de possibilitar que os técnicos façam os questionamentos necessários. Vale lembrar que a campanha já foi iniciada no dia 10 de abril, mas segue até o dia 30 de maio”, informa.

Sândala Teles explica, ainda, que a cobertura vacinal deve atingir os grupos prioritários, que envolve crianças da faixa etária entre 6 meses a menor de 6 anos; gestantes; profissionais da área de saúde; pacientes com comorbidade; índios; professores da rede pública e privada; parturientes com até 45 dias após o parto; população carcerária e funcionários de presídios.

A Tele-Educacão movimenta a rotina da Unidade Básica de Saúde, em que, no momento da transmissão, os trabalhadores se reúnem por algumas horas para assistir a webpalestra de qualquer ponto de atenção do estado, onde podem otimizar o conhecimento. É o que afirma Eneida Ferreira, coordenadora do Núcleo Telessaúde Sergipe, Eneida Ferreira. “A Tele-Educação é o serviço de qualificação mais conhecido do telessaúde. Embora tenhamos a oferta de outros serviços de qualificação voltados para o trabalhador da APS, o reconhecimento e desejo de participação dos profissionais legitima essa atividade, o que nos deixa satisfeitos.

Essa é a primeira ação de Tele-Educação em 2019. Os temas são deliberados a partir da sugestão dos trabalhadores, técnicos da SES e da Funesa e os próximos já se encontram em formulação. “Toda essa atividade evita custo com tempo de deslocamento e evita desassistência ao serviço, pois acontece no local de trabalho. A economia também acontece pelo fato de não ser necessário o uso de espaços físicos amplos para acomodar a todos os profissionais do estado simultaneamente, ou o uso de vários transportes. A barreira geográfica é rompida, proporcionando acesso a temas relevantes como o que está sendo discutido nesta webpalestra, por meio de profissional especialista na área”.

Tele-educação

Tele-Educação é uma atividade educacional realizada à distância por meio de tecnologias de informação e comunicação, como meio para apoiar a formação de trabalhadores do SUS, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. São planejadas e ministradas por especialistas da área, sendo a webpalestra uma das modalidades de tele-educação.

O intuito é de contribuir para a melhoria dos processos de trabalho e atualização dos profissionais das equipes de saúde, além de ser uma ferramenta potente para redução das barreiras geográficas, qualificando os profissionais de saúde sem afastá-los de suas atividades diárias no território.

Como participar

Para participar, basta acompanhar os passos a seguir:

1 – Clicar no link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/influenza
2 – Na área no campo “Seu nome completo” inserir o nome do Município e Unidade;
3 – Clicar em “Entrar”
4 – Clicar em “Confirmar”
5 – Caso o seu computador solicite, clicar em executar Adobe Flash Player

Em caso de dúvidas ou dificuldades, o usuário pode entrar em contato com a equipe técnica através dos contatos telefônicos (79) 3198-3811/ 3198-381/ 98862-5029/ 98816-6287, do e-mail telessaude.se@funesa.se.gov.br, ou através do whatsapp 98862-5029.

 

Assessoria Funesa