SES, Funesa e UFS realizam aula inaugural da Especialização em Saúde Pública

postado em: Notícias | 0

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizará, nesta quinta-feira, 28, a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu – Especialização em Saúde Pública, iniciativa que tem como objetivo principal qualificar profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) de Sergipe para atuarem no processo de regionalização e organização das redes de Atenção à Saúde. A capacitação é um projeto executado em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS, mediante os preceitos da Educação e do Trabalho Interprofissional em Saúde.

Para obter vaga no curso, os 40 discentes participaram de um processo seletivo com vagas destinadas a servidores públicos de nível Municipal, Estadual ou Federal, com atuação no SUS, em municípios ou instituições detentoras das vagas discriminadas no Edital 05/2019 FUNESA/UFS. De acordo com o edital, essas 40 vagas foram ofertadas a profissionais de saúde do SUS, divididas entre a Secretaria de Estado da Saúde e Fundações estatais; Universidade Federal de Sergipe – UFS; Município de Aracaju; regional de Aracaju; regional de Estância; regional de Nossa Senhora da Glória; regional Lagarto; regional de Itabaiana; regional de Nossa Senhora do Socorro; regional de Propriá.

Vinculado ao projeto nacional intitulado “A Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma abordagem interprofissional”, o curso é desenvolvido por meio de uma cooperação técnica firmada entra a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).

A especialização tem conclusão prevista para outubro de 2020. “O curso, que terá ênfase na abordagem interprofissional, um conceito que será trabalhado de forma transversal a todas as disciplinas ofertadas. É uma abordagem educacional que possibilita o desenvolvimento de competências colaborativas pelos alunos-trabalhadores tornando-os mais capazes de atuar de forma integrada e de atender as complexas e dinâmicas necessidades de saúde, com um propósito de melhorar a qualidade da atenção aos usuários do SUS”, informa a diretora operacional da Funesa e coordenadora do curso, Daniele Travassos.

O professor doutor e coordenador do curso de Graduação em Enfermagem da UFS – campus Lagarto, Alan Dantas, acredita que realização deste curso representa uma conquista para o fortalecimento do SUS Sergipe. “A UFS, nesse contexto, vem cumprir o seu papel social na formação de profissionais de saúde comprometidos com o SUS e com a qualidade do serviço na saúde pública. O curso está estruturado numa abordagem ativa do processo de ensino aprendizagem e de acordo com as necessidades específicas regionais, utilizando uma abordagem interprofissional para transformação social, uma melhor estruturação de ações e serviços do SUS e, consequentemente, o fortalecimento da saúde pública do Estado de Sergipe”.

O curso tem carga horária total de 380 horas, divididas em três módulos. Cada módulo estrutura-se em eixos temáticos com carga horária teórica e prática. As aulas acontecerão na sede da Funesa – localizada na Travessa Basílio Rocha, 33, bairro Getúlio Vargas – quinzenalmente, às sextas-feiras, das 13h às 17h e das 18h às 22h; e aos sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Atualizado: