Em parceria com Conass e OPAS, Escolas de Saúde Pública disponibilizam cursos virtuais sobre a COVID-19

postado em: Notícias | 0

Secretarias Estaduais de Saúde de 19 estados brasileiros disponibilizarão uma série de cursos virtuais sobre prevenção e controle da COVID-19 – e outras doenças infecciosas – para gestores e trabalhadores de saúde de diversas áreas. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (15) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), através das redes sociais do Conass: YouTube (youtube.com/conassoficial) e Facebook (facebook.com/conassoficial). A Fundação Estadual de Saúde, enquanto Escola de Saúde Pública de Sergipe, é parceira no projeto.

Os cursos foram desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e traduzidos para português pela OPAS. Os temas são: Cuidados Clínicos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); Projeto para Unidade de Tratamento de SRAG; Prevenção e Controle de Infecções causadas pelo novo coronavírus; e Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a COVID-19.

Essa iniciativa faz parte do projeto, desenvolvido pelo CONASS em parceria com a OPAS, de fortalecimento das Escolas de Saúde Pública no Brasil – instituições estaduais que tem como missão fortalecer as competências técnicas dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

CURSOS DISPONIBILIZADOS PELA FUNESA

As inscrições e ofertas estão disponíveis no endereço ead.funesa.se.gov.br . Interessados podem acessar a plataforma EAD Funesa, por meio do respectivo link, conferir as ofertas e fazer a inscrição.

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) – clique aqui

Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder, no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Também explica como identificar um caso e aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle, de modo a garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes.

Cuidados Clínicos na Síndrome Respiratória Aguda Grave – 2020 (COVID-19) – clique aqui

Este curso é um guia prático a ser usado pelos profissionais de saúde envolvidos no tratamento intensivo, durante surtos de vírus influenza (sazonal), infecção humana por vírus influenza aviário (H5N1, H7N9), MERS-CoV, COVID-19 ou outras epidemias virais respiratórias emergentes. São abordados temas como ventilação artificial invasiva relacionada à Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo; diagnóstico diferencial, triagem e reconhecimento precoce de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); reanimação direcionada para septicemia e choque séptico; oxigenoterapia; entre outros.

 

Fonte: OPAS/OMS

 

 

 

 

Atualizado: